Em visita ao Campus de Castanhal na última quinta, 24, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, professora Iracilda Sampaio, conversou com alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), coordenado pelo professor Daniel Pires, da Faculdade de Educação Física. Também participaram do encontro, discentes bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa da Faculdade.

A professora Iracilda Sampaio esclareceu que mantém uma agenda de visitas aos programas de pós-graduação da UFPA. O objetivo é levar informações aos mestrandos, que os ajudem na publicação de suas produções.

Para alcançar o objetivo principal da visita, a pró-reitora apresentou o tópico "Os Erros que não se deve cometer ao escrever um artigo científico". Os outros temas também foram abordados: o conceito 3 do PPGCMH, um programa novo que iniciou em 2019; o desafio de passar para a nota 4, para ter o doutorado; o desenho experimental das pesquisas. O tema central do debate foi "O papel dos estudantes na produção científica do Programa, indicador importante no sistema de avaliação da CAPES".

O coordenador do PPGCMH, professor Daniel Pires falou sobre a visita da pró-reitora.

"Esse momento é tão importante, que ele está alinhado com algo que eu e a professora Natáli, vice-coordenadora do PPGCMH, estamos fazendo desde o primeiro semestre, que são reuniões individuais com os docentes do Programa. O objetivo é ouvir os docentes sobre o andamento das pesquisas de cada mestrando, sobre o planejamento para defender e para submeter o estudo para publicação. Queremos que todos consigam publicar até o final do ano que vem, mas para isso é preciso submeter o trabalho à revistas até, no máximo, o início do próximo ano", destacou o coordenador.

A professora Iracilda Sampaio deixou uma pergunta final aos participantes da palestra: O meu projeto de mestrado pode ser publicado?

"Essa é uma reflexão que não hesito em colocar, não para assustar os alunos, mas para trazê-los para esse diálogo importante! Tomara que sim, que publiquem bem e que venha o Conceito 4 no final desta Quadrienal 2021-2024, e com isso o tão sonhado Doutorado em Ciências do Movimento Humano", concluiu a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.

Confira algumas fotos do evento abaixo

Texto e Fotos: Paula Lopes - ASCOM UFPA/Castanhal