O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFPA é um programa inserido na área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e foi criado na UFPA por meio da Resolução do CONSEPE N. 5.132, de 23 de janeiro de 2019.

PPGCMH tem como objetivos:

a)     Desenvolver Programa de Pós-Graduação (PPG) híbrido em Educação Física e Fisioterapia na região Norte, minimizando assim dois fenômenos recorrentes: o êxodo de pesquisadores graduados na região para outros logradouros e a busca por formação stricto sensu em outras áreas do conhecimento ofertadas localmente.

b)     Ampliar e aprofundar a formação adquirida no curso de graduação, conduzindo à obtenção do grau acadêmico de Mestre em Ciências do Movimento Humano.

c)     Formar profissionais na área de Ciências do Movimento Humano para melhorar a qualidade dos serviços na região.

d)     Constituir-se em instância de formação crítica na capacitação de profissionais visando à expansão do ensino superior e da pesquisa na região.

e)     Promover a inserção de jovens doutores em programa de pós-graduação, dando suporte para a criação/fortalecimento de grupos de pesquisa e o desenvolvimento de estudos de alto nível acadêmico.

A missão do PPGCMH é: Formar profissionais na pós-graduação stricto sensu, com foco na qualidade da produção do conhecimento, para o desenvolvimento inovador e sustentável, atendendo às demandas de expansão do ensino superior e de serviços na área de ciências do movimento humano na Amazônia Legal.” Por outro lado, a visão do PPGCMH é: "Ser reconhecido nacionalmente pela qualidade da formação acadêmica com impactos na sociedade da região Norte do Brasil."

Os objetivos e a missão do PPGCMH são alinhados ao que preconiza a política de pós-graduação no Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA: “Formação e capacitação de profissionais com competência técnico-científica e consciência ética para o exercício profissional crítico e autônomo que contribua para o desenvolvimento regional com responsabilidade social.”

Desta forma, esperamos dos egressos o seguinte perfil:

a)     Mestres capacitados para a investigação científica, docência no ensino superior e ao exercício profissional.

b)     Profissionais preparados para atender à crescente demanda do ensino superior, de desenvolvimento tecnológico e de inovação na área do curso, na região norte e em outras regiões do País.

c)     Recursos humanos predispostos à solução de problemas e aptos a inserirem o rigor científico em seus respectivos contextos profissionais, cultivando a ética e o compromisso com o desenvolvimento da sociedade em geral.

Nosso programa é composto por uma área de concentração intitulada Biodinâmica do Movimento Humano, que “(...) compreende a produção do conhecimento sobre os fenômenos relacionados ao movimento humano para entender seus desfechos em termos de desempenho no contexto do esporte, da atividade física e saúde e da reabilitação do movimento e, através do mesmo.” Esta área de concentração engloba duas linhas de pesquisa: 1) Avaliação e reabilitação funcional e; 2) Esporte, Atividade Física e Saúde.

A linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional visa “desenvolver pesquisas acerca dos processos de avaliação e intervenção a partir de métodos e técnicas para a reabilitação funcional do movimento humano – e também através deste, observando diferentes níveis de atenção à saúde.” Atualmente a linha conta com oito docentes permanentes - os quais são responsáveis por oito projetos de pesquisa em andamento, além de dois docentes colaboradores.

A linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e saúde visa “investigar os efeitos agudos e/ou crônicos da atividade física, do exercício físico e do esporte com desfechos relacionados à saúde ou ao desempenho em diferentes populações.” Atualmente a linha conta com seis docentes permanentes, os quais são responsáveis por oito projetos de pesquisa em andamento.