Disciplinas Obrigatórias

 

Metodologia e Redação Científica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Metodologia científica aplicada à área da saúde, abordando aspectos essenciais do planejamento e execução do estudo até a publicação dos resultados em periódicos de impacto, incluindo a legislação e a ética em pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais de laboratório. Apresentação de seminários de pesquisa.

 

Ensino Superior em Saúde (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O ensino superior em saúde: a explosão do saber e a prática docente baseada em problemas. O processo ensino aprendizagem: organização, desenvolvimento, avaliação, o papel dos professores e alunos. Estratégias metodológicas com ênfase em metodologias ativas de ensino aprendizagem. Neurociências e educação. Estágio.

 

Bioestatística (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Análise exploratória de dados. Estatística descritiva. Estatística inferencial. Cálculo de poder e tamanho de efeito. Uso de pacotes estatísticos para análise de dados.

 

Disciplinas Optativas

 

Tecnologias aplicadas às ciências do movimento humano (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Uso de tecnologias para avaliação e tratamento da motricidade humana: Eletromiografia de Superfície, Cinemetria, Plataformas de força e de pressão, Dinamômetros, Células de carga, Goniômetro eletrônico, Aplicativos e outros dispositivos eletrônicos para biofeedback.

 

Sistema Motor Humano: processos executivos e não executivos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aborda as características neurofisiológicas de processos executivos do controle motor e postural em situações dinâmicas e estáticas. Mecanismos de controle postural e de ações como alcance-preensão de um objeto. Trata dos processos não executivos do sistema motor, com a imitação, a compreensão, o reconhecimento e a predição da ação, entre outros processos cognitivos.

 

Neurociência do Exercício (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O exercício físico altera mecanismos moleculares e celulares que modificam a morfologia e o funcionamento do sistema nervoso. Abordar as relações entre exercício e cognição ao longo da vida em condições alteradas.

 

Lesões na Prática de Esporte e Atividade Física (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aborda diferentes facetas relacionadas à pesquisa em lesão no esporte e atividade física envolvendo os aspectos: multifatoriais, mecanismos, modelos casuais, tipos de estudos epidemiológicos. 

 

Intervenções Fisioterapêuticas nas disfunções respiratórias e cardiovasculares (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo dos principais recursos, métodos e protocolos utilizados em fisioterapia nas intervenções preventivas e curativas das disfunções do sistema respiratório e cardiovascular em diferentes grupos populacionais e níveis de complexidade de atenção à saúde.

 

Instrumentos de avaliação em Fisioterapia respiratória e cardiovascular (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudos de diferentes estratégias de avaliação relacionadas com o desempenho funcional do sistema respiratório e cardiovascular em diferentes grupos populacionais e níveis de complexidade de atenção à saúde.

 

Fisiologia do Exercício (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Funções e adaptações dos sistemas fisiológicos, neuromuscular, respiratório e cardiovascular ao treinamento.

 

Estudos Avançados em Exercício e Deficiência Física (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Deficiência Física. Lesão da Medula Espinhal. Adaptações Fisiológicas da Lesão da Medula Espinhal. Adaptações em exercício para pessoas com deficiência. Uso de orientações (Guidelines) de exercício para pessoas com deficiência. Efeitos da prática Esportiva em Pessoas com Deficiência Física.

 

Epidemiologia da Atividade Física e Saúde (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à epidemiologia. Terminologia específica da epidemiologia na área da atividade física. Interpretação de dados e da literatura específica em estudos do movimento humano. Atividade física e saúde pública. Epidemiologia espacial e suas possibilidades de aplicações na epidemiologia da atividade física e saúde.

 

Dimensões Psicológicas do Esporte (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A origem da Psicologia do Esporte. Integração da psicologia do Esporte com as demais ciências. Relações entre o esporte e os aspectos cognitivos, comportamentais, emocionais e sociais. Fatores que influenciam a prática do esporte. Dimensões psicológicas do esporte e sua relação com desempenho esportivo.

 

Bases epistemológicas das Ciências do Movimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Caracteriza-se pelo saber filosófico que se ocupa da validação, estruturação e sustentação do conhecimento de uma maneira lógica e racional. Descrição das teorias do conhecimento. A validade do conhecimento e tipos de conhecimento. Limites e origens do conhecimento. Dualidade entre ficção e realidade. A questão da possibilidade do conhecimento e o conhecimento total e genuíno. As etapas e limites do conhecimento humano. Relações entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Modos para alcançar o conhecimento, consistência lógica das teorias. A análise da filosofia da ciência. As questões éticas e morais da aquisição do conhecimento. Epistemologia da saúde. Práticas da saúde baseada em evidências. Bioética aplicada às ciências da saúde e ciência do movimento. Aplicação filosófica e prática das bases epistemológicas aos temas relevantes às ciências do movimento.

 

Tópicos Especiais em "Ciências do Exercício Físico" (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A promoção da saúde mental através do exercício físico. Exercício físico e controle do estresse. Análise das relações entre exercício físico e ansiedade, depressão, estados de humor e bem estar psicológico. Pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia do exercício físico e saúde. Relações entre capacidades físicas, cognitivas, desempenho humano e fadiga. Relações entre variáveis perceptivas e desempenho. Respostas psicofisiológicas ao exercício físico.