Linha de Pesquisa: Esporte, Atividade Física e Saúde.

Referência: SALLIS, R. et al. Physical inactivity is associated with a higher risk for severe COVID-19 outcomes: a study in 48.440 adult patients. British Journal of Sports Medicine, v. 5, n. 19, p. 1099-1105, 2021. doi: 10.1136/bjsports-2021-104080.

 

 

1.    Qual foi a principal lacuna no conhecimento (justificativa) para o estudo?

a)    Não havia estudos de coorte sobre a incidência de COVID-19.

b)   Não havia dados sobre o efeito da atividade física regular nos desfechos do COVID-19, embora a falta de atividade física seja um fator de risco subjacente bem documentado para várias doenças crônicas, incluindo aquelas associadas à COVID-19 grave.

c)    Não havia dados sobre o nível de atividade física ao longo do período de lockdown devido à pandemia de COVID-19.

d)   Não havia dados sobre a incidência de COVID-19 e o nível de atividade física em diferentes faixas etárias e etnias.

 

2.    Assinale a alternativa que não está relacionada aos objetivos da pesquisa:

a)    Comparar as taxas de hospitalização em pacientes com COVID-19 que estavam consistentemente inativos, fazendo alguma atividade ou consistentemente cumprindo as diretrizes de atividade física.

b)   Comparar as taxas de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em pacientes com COVID-19 que estavam consistentemente inativos, fazendo alguma atividade ou consistentemente cumprindo as diretrizes de atividade física.

c)    Comparar as taxas de alta hospitalar em pacientes com COVID-19 que estavam consistentemente inativos, fazendo alguma atividade ou consistentemente cumprindo as diretrizes de atividade física.

d)   Comparar as taxas de morte em pacientes com COVID-19 que estavam consistentemente inativos, fazendo alguma atividade ou consistentemente cumprindo as diretrizes de atividade física.

 

3.    Assinale a alternativa que está correta em relação ao desenho do estudo:

a) Foi realizado um estudo observacional retrospectivo.

b) Foi realizado um estudo de caso retrospectivo.

c) Foi realizado um estudo epidemiológico.

d) Foi realizado um ensaio clínico.

 

4.    Assinale a alternativa que está correta em relação aos resultados do estudo:

a) Ser consistentemente ativo aumentou as chances de hospitalização 2,26 vezes (IC95%: 1,18 a 2,83) em comparação com quem cumpriu consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

b) Ser consistentemente inativo aumentou as chances de hospitalização 2,26 vezes (IC95%: 1,18 a 2,83) em comparação com quem cumpriu consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

c) Ser consistentemente ativo aumentou as chances de alta hospitalar 2,26 vezes (IC95%: 1,18 a 2,83) em comparação com quem cumpriu consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

d) Ser consistentemente ativo diminuiu as chances de hospitalização 2,26 vezes (IC95%: 1,18 a 2,83) em comparação com quem cumpriu consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

 

5.    Assinale a alternativa que está incorreta em relação aos resultados do estudo:

a) As chances de óbito foram 2,49 vezes maiores (IC 95%: 1,33 a 4,67) para pacientes os sujeitos consistentemente inativos em comparação com pacientes que estavam cumpriram consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

b) Os pacientes que estavam fazendo alguma atividade tiveram 1,88 maiores chances (IC 95% 1,02 a 3,47) de morte do que aqueles que estavam cumprindo consistentemente as diretrizes de prática de atividade física.

c) Pacientes que foram consistentemente inativos também tiveram um maior risco de morte (OR 1,32; CI 95% 1,09 a 1,60) do que pacientes que estavam apenas praticando alguma atividade.

d) A probabilidade de morte para pacientes consistentemente inativos foi fraca e, na maioria dos casos, foi igual às chances de pacientes com outros fatores de risco da COVID-19.

 

6.    Dos resultados abaixo, qual está incorreto?

a) Pacientes com COVID-19 consistentemente inativos durante os 2 anos anteriores à pandemia eram mais prováveis de ser hospitalizados, internados na unidade de terapia intensiva e morrer, em comparação com os pacientes que estavam cumprindo consistentemente as diretrizes para a prática de atividade física.

b) Pacientes com COVID-19 consistentemente ativos durante os 2 anos anteriores à pandemia eram mais prováveis de ser hospitalizados, internados na unidade de terapia intensiva, em comparação com os pacientes inativos.

c) Exceto idade avançada e história de transplante de órgãos, inatividade física foi o fator de risco mais forte para os desfechos da COVID-19.

d) O cumprimento das Diretrizes de Atividade Física dos EUA foi associado a benefícios substanciais, porém, mesmo aqueles que fazem alguma atividade física tiveram riscos menores para resultados graves de COVID-19 (incluindo) a morte do que aqueles que eram consistentemente inativos.

 

7. Sobre as conclusões, assinale a alternativa correta:

a) De fato, a inatividade física foi o fator de risco mais forte entre todos os resultados, em comparação com os fatores de risco modificáveis comumente citados, incluindo tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

b) De fato, a inatividade física foi o fator de risco mais forte entre todos os resultados, em comparação com os fatores de risco não modificáveis comumente citados, incluindo tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

c) De fato, a inatividade física foi o fator de risco mais fraco entre todos os resultados, em comparação com os fatores de risco modificáveis comumente citados, incluindo tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

d) De fato, a inatividade física foi o fator de risco mais fraco entre todos os resultados, em comparação com os fatores de risco não modificáveis comumente citados, incluindo tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

 

8.    Qual foi o principal ponto positivo da pesquisa?

a)    A diversidade demográfica da amostra.

b)   A capacidade de ajustar o prontuário eletrônico para uma ampla gama de variáveis demográficas e de saúde.

c)    Os desfechos de COVID-19 mensurados eram objetivos e indicativos da severidade da doença.

d)   O elevado número de pacientes com COVID-19 com avaliação seriada dos níveis de atividade física pré-diagnóstico.

 

9.    Assinale a alternativa que não está relacionada às limitações da pesquisa:

a)    A possibilidade de dados dispersos em algumas das variáveis.

b)   A medida de atividade física foi autorrelatada.

c)    Não houve medida da intensidade de exercício além do limiar de "exercício moderado a extenuante”.

d)   A natureza observacional do estudo.

 

10.    Assinale a alternativa que represente um dos possíveis impactos sociais da pesquisa:

a)    As recomendações de controle da pandemia devem incluir a atividade física em todos os grupos populacionais.

b)   Não há efeito dos indicadores do nível de atividade física para os desfechos de internação e/ou morte por COVID-19.

c)    Os benefícios da atividade física na diminuição do risco de apresentação da forma severa da COVID-19 podem ser obtidos somente se o(a) paciente atender às recomendações de pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou intensa.

d)   A inatividade física não deve ser levada em consideração como fator de risco para os desfechos associados à COVID-19, diferentemente dos fatores de risco modificáveis comumente citados, incluindo tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.